Como Usar

Bolinhos de Polenta e Legumes com Puré de Alho e Salicórnia

Ingredientes
azeite qb
6 dentes de alho, grandes
1 chalota
7-8 tomates cereja
1/2 curgete, pequena
5 cogumelos Paris, médios
1 folha de louro
salsa fresca qb
100 g de polenta
pimenta
pimentão doce fumado
noz moscada
1 colher de sopa de parmesão ralado
1 colher sopa de natas ligeiras
80 g de salicórnia Riafresh
lima
agriões (para acompanhar)

Preparação
Comece por assar os legumes, pré-aquecendo o forno a 190ºC.

Coloque numa travessa de ir ao forno, um fio generoso de azeite, a folha de louro partida, a chalota cortada em pedaços médios, um dente de alho esmagado, os cogumelos laminados, a curgete cortada em cubinhos, os tomate cereja cortados ao meio e um pouco de sumo de lima. Tempere com sal, pimenta e pimentão doce fumado. Envolva bem e leve ao forno até os legumes estarem assados mas firmes, mexendo a meio.

Para o puré de alho, coloque um tachinho com água ao lume. Descasque os restantes dentes de alho, abra ao meio e retire o veio verde, e leve o alho a cozer até estar tenro, cerca de 7-8 minutos. Retirer o alho da água e leve a salicórnia a escaldar na mesma água, cerca de 2-3 minutos. Retire e reserve.

Junte ao alho, uma pitada de noz moscada, uma pitada de pimenta e as natas. Triture bem com a varinha mágica. Rectifique temperos e junte a salicórnia, envolvendo bem. Reserve.

Para os bolinhos de polenta, leve ao lume as duas chávenas de água temperada com sal e salsa picada. Quando começar a ferver junte a polenta, em chuva e lentamente, mexendo sempre com um batedor de varas. Deixe cozinhar 2 minutos, mexendo sempre, e de seguida acrescente os legumes assados (escorridos do molho e sem a folha de louro) e o parmesão e mexa bem.

Deixe cozinhar mais 2-3 minutos e retire do lume.

Deixe arrefecer ligeiramente e com as mãos forme bolinhos do tamanho desejado (não deixe arrefecer demasiado pois a polenta “prende” rapidamente).

Disponha no prato de servir, por cima de uma base de agriões, e acompanhe com o puré de alho e salicórnia.

Receita e foto by Blog Basta Cheio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.