Pretende cultivar vegetais marinhos?
Fale connosco e podemos ajudar, contate aqui com o serviço de consultoria
Miguel Salazar é Doutor em Engenharia Agronómica pela Universidade de Lleida (2001, Espanha). Consultor em agronomia desde 2003 com experiência em ensaios de controlo de qualidade e melhoria de processos e produtos agroalimentares. Foi colaborador no Departamento de Ambiente, no Departamento de Agricultura e no Instituto de Pesquisa e Tecnologia Agroalimentar (IRTA) da Catalunha, na empresa Applus (Agroalimentar e Certificação) e em vários escritórios de engenharia. Membro de vários centros de investigação (ICAAM, Universidade de Évora; CDCTPV, Universidade do Algarve; CICAE, INUAF-Loulé) com participação em mais de quinze projetos de investigação nacionais e internacionais, autor de mais de uma centena de publicações e comunicações científicas e técnicas, é fundador e gerente da empresa Agro-On e da marca de vegetais marinhos RiaFresh®.
Trabalho com vegetais marinhos
2011-2014: desenvolvimento da tarefa principal do projeto ALG-02-0931 FEDER-000022 “Cultivo sustentável de halófitas na Reserva de Castro Marim e Vila Real de Santo António”.
Resultados: modelo de cultivo de vegetais marinhos associado à produção em salinas e sapais.
2016-2020: líder do projeto ALG-01-0247-FEDER-017676 “XtremeGourmet Extremophile Plants in Gourmet Cuisine” em consórcio com a Universidade do Algarve.
Resultados: estabelecimento de padrões objetivos de qualidade; diversificação das espécies produzidas; otimização da cultura; determinação das propriedades organoléticas e qualitativas, composição proximal e composição funcional; extensão do período de produção e vida comercial.
2021-2022: consultor no projeto GREENFLOAT21 promovido por ARQUIMEA Centro De Investigaciones Avanzadas S.L.U (Tenerife, Espanha). O projeto tem como objetivo principal a investigação e desenvolvimento de biotecnologia remediadora de meios marinhos baseada em plantas halófitas, com outros usos potenciais, de preferência alimentares.
2015-Atualidade: produção e comercialização de vegetais marinhos do Parque Natural da Ria Formosa com a marca RiaFresh®. Cultivo hidropónico sem solo em estufas com recirculação de solução nutritiva.
Colaborações em outros projetos:
LESSsalt- Looking for Efficient Salt Substitutes. iBET – Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica. Food Functionality & Bioactives Lab. Food and Health Division.
Development of Sustainable Packages from Agro-Industrial waste (e.g., Salicornia ramosissima Byproduct) Suitable for High-Pressure Process. MED-Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento. Universidade do Algarve.
ECOSAL – Potential application of Salicornia ramosissima as cosmetic, nutraceutical and pharmaceutical ingrediente. ISEP-Instituto Superior de Engenharia do Porto. Grupo de Reações e Analises Químicas.
RhizoMiS: Manipulação do microbioma da rizosfera de Salicórnia para exploração de bioprodutos e melhoramento de bioprocessos. Universidade de Aveiro. Universidade Lisboa. Universidade do Algarve.