“LESSsalt- Looking for Efficient Salt Substitutes”
iBET – Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica. Food Functionality & Bioactives Lab. Food and Health Division.
Development of Sustainable Packages from Agro-Industrial waste (e.g., Salicornia ramosissima Byproduct) Suitable for High-Pressure Process.
MED-Mediterranean Institute for Agriculture, Environment and Development. University of Algarve.
ECOSAL – Potential application of Salicornia ramosissima as cosmetic, nutraceutical and pharmaceutical ingrediente.
ISEP-Instituto Superior de Engenharia do Porto. Grupo de Reações e Analises Químicas.
RhizoMiS: Manipulação do microbioma da rizosfera de Salicórnia para exploração de bioprodutos e melhoramento de bioprocessos.
Universidade de Aveiro. Universidade Lisboa. Universidade do Algarve.
Livro ``Uso Gastronómico de Plantas Halófitas``
Use, teste, desfrute da experiência, e bom proveito!
e-Book “Aromatizar Saberes: Ervas Aromáticas e Salicórnia``
A Associação Portuguesa de Nutrição (APN) lançou o e-Book “Aromatizar Saberes: Ervas Aromáticas e Salicórnia”. Miguel Salazar da Riafresh teve o prazer de participar na revisão. O e-book tem recomendações de como pode beneficiar do consumo destas plantas, mantendo uma alimentação saudável sem abdicar do sabor. As ervas aromáticas e Salicórnia são familiares e conhecidas desde tempos remotos e têm características tanto medicinais como aromáticas, devido às suas propriedades.
Helena Real, secretária-geral da APN, salienta que, «actualmente, ter uma alimentação saudável não quer dizer comer comida sem sabor». «As ervas aromáticas e a salicórnia têm um papel importante nesta parte. Pequenos passos durante a confecção dos nossos pratos podem fazer a diferença e transformar uma refeição numa verdadeira experiência de sabores. Colocar um pouco de orégãos no queijo fresco, um pouco de coentros num prato de peixe, cebolinho numa sopa ou juntar salicórnia numa salada são alguns exemplos de como é fácil inserir ervas aromáticas na alimentação. Sendo que os portugueses consomem mais sal do que deviam, as ervas aromáticas e a salicórnia são benéficos para a redução do sal.»
Inquérito Pós-Degustação de Salicórnia Riafresh
Provas gustativas de Salicórnia da Riafresh realizadas no âmbito do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve, indicam um elevada intenção para o uso da Salicórnia da Riafresh como alternativa ao sal, e como parte de uma dieta equilibrada.
Do inquérito pós-degustação de Salicórnia Riafresh realçam-se os seguintes resultados:
– 98% dos inquiridos as usariam os vegetais da Riafresh como parte de uma dieta equilibrada;
– 82% dos inquiridos usariam muitas vezes ou sempre os vegetais da Riafresh como condimento em alternativa ao sal marinho;
– 93% dos inquiridos ficaram bastante ou muito satisfeitas com o paladar salgado que sentiram com os vegetais da Riafresh.
XtremeGourmet
Projeto XtremeGourmet
Plantas Extremófilas na Cozinha Gourmet
A salicórnia é uma planta que cresce em zonas de sapal, recentemente incorporada na cozinha gourmet. Dado crescerem em zonas de forte influência marinha, estas plantas estão naturalmente sujeitas a pressões ambientais que as levam a produzir compostos antioxidantes, como os polifenólicos e vitaminas A e E, altamente apreciados pelo seu valor nutritivo e funcional, isto é, que podem trazer um benefício adicional à nossa saúde.