XtremeGourmet

XtremeGourmet

 

Projeto XtremeGourmet
Plantas Extremófilas na Cozinha Gourmet
A salicórnia é uma planta que cresce em zonas de sapal, recentemente incorporada na cozinha gourmet. Dado crescerem em zonas de forte influência marinha, estas plantas estão naturalmente sujeitas a pressões ambientais que as levam a produzir compostos antioxidantes, como os polifenólicos e vitaminas A e E, altamente apreciados pelo seu valor nutritivo e funcional, isto é, que podem trazer um benefício adicional à nossa saúde.

 

 

ÁREA RESERVADA:

 

A Agro-On, uma empresa algarvia com forte carácter inovador no sector agroalimentar. Iniciou, há cinco anos, trabalhos de cultura de plantas halófitas e, há cerca de dois anos, o cultivo por hidroponia destes vegetais. Entre eles a salicornia, que comercializa junto de restaurantes de “fine dining”. A salicórnia produzida pela Agro-On, comercializada com o nome de Salicórnia Natural da Ria Formosa®, foi muito bem aceite junto deste público, tendo sido considerada melhor organoleticamente que o produto colhido no selvagem e que outras salicórnias existentes no mercado. Presentemente, a Agro-On está a cimentar o seu lugar no mercado, melhorando aspetos da produção e comercialização da salicórnia através da diferenciação da Salicórnia Natural da Ria Formosa® de outros produtos semelhantes existentes atualmente no mercado.

Para tal, a Agro-On criou uma parceria com a Universidade do Algarve (UAlg), da qual surge o projeto XtremeGourmet. Este projeto pretende ajudar a implementar uma forma de agricultura sustentável, que promove o consumo de produtos saudáveis e com benefícios adicionais para a saúde, com capacidade para impulsionar o desenvolvimento da região e estabelecendo padrões objetivos de qualidade para as plantas comercializadas.

info@riafresh.com     Tel/Fax: (+351) 289 863 575     Centro Empresarial Gambelas. Pav. E-2., UAlg - Campus de Gambelas, 8005-139 Faro  

     FICHA DE PROJETO